sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

LIVRO PENA DE MANDARIM : A VENDA DA PIETÁ


A VENDA DA PIETÁ

TOMEI CONHECIMENTO DESTE FATO NUM LIVRO QUE CHEGOU-ME BASTANTE ATRASADO. SENDO SOBRE A ARTE E SEU MERCADO, LOGO, ME INTERESSOU. NARRA A HISTÓRIA DA FAMOSA FAMÍLIA DE NEGOCIANTES DE ARTES, OS WILDENSTEIN, QUE SE INICIARAM COMO EMPRESA NO FINAL DO SÉCULO 19, NA FRANÇA, COM O AVÔ, NATHAN, CONTINUANDO COM O FILHO GEORGES E O NETO DANIEL (AUTOR DO LIVRO).
PELAS MÃOS DESSES ESPECIALISTAS, PASSARAM OS MAIS IMPORTANTES ARTISTAS PLÁSTICOS DESDE OS DA ANTIGUIDADE ATÉ A ATUALIDADE. ISTO SIGNIFICA QUE SÉCULOS DE PINTURA, ESCULTURA E DOCUMENTOS RAROS FORAM COMERCIALIZADOS POR ELES.
ALÉM DA FRANÇA, A CASA WILDENSTEIN INAUGUROU FILIAIS EM LONDRES E NOVA YORK. PASSOU POR FASES MUITO LUCRATIVAS E OUTRAS BEM DIFÍCEIS, ESPECIALMENTE NA ÉPOCA DO NAZISMO, QUANDO TEVE SUAS OBRAS, NA FRANÇA, CONFISCADAS. SOBREVIVEU CONTUDO NO MERCADO NORTE- AMERICANO, AONDE OS MUSEUS E OS MILIONÁRIOS NÃO SE IMPORTAVAM EM PAGAR MUITO PELA ARTE
DE GRANDE CATEGORIA. E ESSES “MARCHANDS” SEMPRE AS TIVERAM, PORQUE, APÓS A FAMA, ERAM PROCURADOS POR FAMÍLIAS RICAS E NOBRES QUE DESEJAVAM VENDER SUAS PRECIOSIDADES. MESMO NOS MAUS MOMENTOS, ATÉ ENDIVIDANDO-SE, JAMAIS SE PERMITIRAM BAIXAR O NÍVEL DE QUALIDADE DE SEU COMÉRCIO.
APESAR DE MOMENTOS INTERESSANTES, O TEMA DO LIVRO NÃO DEIXA DE SER A BIOGRAFIA DE TODOS ELES. 
COMO NÃO SERIA POSSÍVEL DESCREVER TODOS OS ARTISTAS QUE FORAM COMERCIALIZADOS, BASTA DIZER QUE DESDE DESENHOS DE LEONARDO DA VINCI ATÉ OS DE ANDY WARHOL RECEBERAM A ATENÇÃO DA FAMÍLIA. 
E ELES SE ENQUADRAM, HOJE, NO QUE SE CONSIDERA O TOPO DA ELITE DOS MERCADORES DE ARTE DOS SÉCULOS 19 E 20. NEGOCIARAM OBRAS PARA ARTISTAS DO CINEMA, PARA POLÍTICOS, PARA NOBRES E PARA A REALEZA.                                   
DENTRE OS FATOS DESCRITOS, QUERO SALIENTAR TRÊS, QUE PRENDERAM MAIS A MINHA ATENÇÃO:
O PRIMEIRO DIZ RESPEITO AO ARTISTA PABLO PICASSO.
EU SEMPRE TIVE A OPINIÃO QUE ESSE ARTISTA INTRODUTOR DO CUBISMO E GENIAL EM TANTA OBRA QUE ADMIRO, FEZ ALGUMAS “ARTES” QUE SE FOSSEM ELIMINADAS SÓ ENGRANDECERIAM SUA FAMA. TODA VEZ QUE EXPRESSEI ESSA OPINIÃO, MUITOS FORAM CONTRA, DIZENDO QUE EU NÃO O TINHA COMPREENDIDO. FIQUEI CONTENTE EM LER NO LIVRO, QUE O AVÔ NATHAN E O FILHO GEORGES, ÍNTIMOS DE PICASSO, TINHAM ESSA OPINIÃO E PEDIAM QUE ELE PARASSE DE FAZER TELAS DE CAÇOADAS PARA NOVOS RICOS, QUE NADA ENTENDIAM E COMPRAVAM QUALQUER COISA, POR ELE, ASSINADA.

OS WILDENSTEIN ACHAVAM QUE ISSO PREJUDICARIA UMA CARREIRA TÃO IMPORTANTE E TÃO SIGNIFICATIVA PARA A HISTÓRIA DA ARTE. MAS, PICASSO, FELIZ COM O DINHEIRO FÁCIL, NÃO DEU OUVIDOS.
O SEGUNDO, FOI SOBRE UMA CONSULTA A UM DESENHO DE LEONARDO DA VINCI, NA COLEÇÃO REAL INGLESA, PARA COMPARAÇÃO SOBRE PAPEL E TINTA, COM OUTRO, DE UM COLECIONADOR QUE O COLOCARA À VENDA. COMO ERA ÍNTIMO DA NOBREZA, O AUTOR FOI RECEBIDO, NA ÉPOCA, PELO ATUAL PRÍNCIPE CHARLES, NO CASTELO DE BALMORAL, NA ESCÓCIA, AONDE FEZ SUA PESQUISA. AO VISITAR OS ENORMES PORÕES DO CASTELO, AONDE ESTÃO GUARDADAS MUITAS PRECIOSIDADES, VIU ENORMES CAIXAS, SEGUNDO ELE: “DO TAMANHO DO MEU ESCRITÓRIO”. PERGUNTANDO AO PRÍNCIPE, SOUBE QUE ERAM “AS CAIXAS DA RÚSSIA”, MANDADAS PELO CZAR NICOLAU II, QUANDO, PREVENDO QUE A REVOLUÇÃO SOCIALISTA IA VENCER, ENVIOU PARA A INGLATERRA, EM TEMPO, INÚMERAS RIQUEZAS, ESPERANDO USUFRUI-LAS, POIS, ACREDITAVA SER EXILADO E NÃO ASSASSINADO.

O COMERCIANTE FICOU IMAGINANDO QUE “MARAVILHAS” PODERIAM CONTER TODAS AS CAIXAS E CONSIDEROU (CONSIGO MESMO) QUE ELAS DEVERIAM VOLTAR AO POVO RUSSO, COMO SEU LEGÍTIMO PATRIMÔNIO. NÃO SEI SE VOLTARAM OU CONTINUAM COM OS INGLESES.
MAS O CASO MAIS CURIOSO QUE LI E QUE DÁ TÍTULO A ESTE COMENTÁRIO FOI SOBRE O PAPA PAULO VI. ESTE PRELADO, DESDE ARCEBISPO EM MILÃO, CONTINUAMENTE LUTOU A FAVOR DOS POBRES. COMO PAPA, SENTIA-SE MUITO INCOMODADO COM A MISÉRIA QUE IMPERAVA NO TERCEIRO MUNDO (ISSO NA DÉCADA DE 1960) E SOLICITOU A PRESENÇA DE DANIEL WILDENSTEIN, NO VATICANO, PARA UMA CONVERSA.

NA SUA BONDADE E INGENUIDADE, O PONTÍFICE, DESCONFORTÁVEL COM TANTA RIQUEZA EM ARTE NO VATICANO, DESEJAVA SABER QUE PREÇO PODERIA OBTER A VENDA DA PIETÀ, DE MICHELANGELO, PARA PODER DISTRIBUIR O DINHEIRO AOS POBRES.
O NEGOCIANTE, MUITO SURPRESO, CONSEGUIU CONVENCER O PAPA QUE POR MAIS DINHEIRO QUE A PIETÀ RENDESSE E MESMO QUE FOSSE DISPUTADA PELOS MAIS IMPORTANTES MUSEUS JAMAIS COBRIRIA AS NECESSIDADES DA FOME DO MUNDO. 
O PAPA ARGUMENTOU QUE ESSE SERIA UM COMEÇO, MUITAS OUTRAS OBRAS PODERIAM TER O MESMO DESTINO. MAS, A OPINIÃO DO COMERCIANTE PREVALECEU, POIS, O DINHEIRO, COM O TEMPO, ACABARIA E A POBREZA NÃO.
E EU ACREDITO QUE NÃO SÓ A CÚRIA DO VATICANO, MAS, TODA A POPULAÇÃO DA ITÁLIA, JAMAIS PERMITIRIA QUE A PIETÀ SAÍSSE DO PAÍS.
COMO TODOS SABEMOS, A POBREZA NO MUNDO NÃO SERÁ RESOLVIDA SOMENTE POR ATOS DE CARIDADE. É UMA AÇÃO CONJUNTA DE POLÍTICA ECONÔMICA E SOCIAL QUE DÊ OPORTUNIDADE A TODOS. LEMBRO AQUI O EXEMPLO DO MILIONÁRIO BILL GATES QUE DOOU MILHÕES DE DÓLARES PARA COMBATER A AIDS, NA ÁFRICA, E O PRESIDENTE DO PAÍS QUE RECEBEU O DINHEIRO O USOU PARA COMPRAR ARMAS E COMBATER O PAÍS VIZINHO.
O AUTOR SUGERIU AO PAPA QUE MUITAS OBRAS DE ARTE, DO VATICANO, PODERIAM PERCORRER OS MUSEUS DO MUNDO E ANGARIAR FUNDOS PARA ESSE OBJETIVO. MAS, A IDEIA NÃO VINGOU PORQUE PAULO VI ADOECEU E ACABOU FALECENDO.

LIVRO: MERCADORES DE ARTE
AUTORES: DANIEL WILDENSTEIN
                     IVES STAVRIDÈS
EDITORA PLANETA – 2004








                                                                                                            



                                                                                                                  












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