quinta-feira, 20 de julho de 2017

LIVRO AQUÉM DO ALÉM - A TERRA É AZUL

JÁ HÁ MUITO SÉCULOS OS FAZEDORES DE POESIA EXPÕEM, EM SUAS OBRAS, UM CARÁTER DE MELANCOLIA, UM REGISTRO DE DORES E SOFRIMENTOS, PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO AO AMOR. ANTIGO QUE SOU, TENHO ESSA TENDÊNCIA, TALVEZ POR TER LIDO MAIS A POESIA TRADICIONAL QUE AS DE VANGUARDA. E, TAMBÉM, POR TER UM PENSAMENTO PESSIMISTA EM RELAÇÃO À VIDA, QUE ACHO DIFÍCIL SER VIVIDA, COM OS SEUS POUCOS CONTENTAMENTOS. NÃO CONSIGO ME CONFORMAR, ESPECIALMENTE, COM O COMPORTAMENTO HUMANO TÃO CHEIO DE FALHAS, COM A MALDADE QUE PROPICIAMOS AO MUNDO E A NÓS MESMOS E SEMPRE ME PERGUNTO PORQUE SERÁ QUE SOMOS ASSIM? SE PODEMOS SER OS MELHORES, ENTRE OS SERES, PORQUE SOMOS OS PIORES? QUE SAGA É ESSA QUE O HOMEM TEM QUE CARREGAR QUE SEMPRE, TUDO, PRECISA ESTRAGAR? QUANDO LEMBRO DA FRASE QUE CONSIDERO DAS MAIS IMPORTANTES DO SÉCULO XX: - A TERRA É AZUL, DO ASTRONAUTA RUSSO IURI GAGARIN, FRASE QUE SIMBOLIZA TODA A GRANDEZA DA CAPACIDADE HUMANA, ACHO INCRÍVEL QUE ATÉ ESSA CONQUISTA SEJA RESULTADO DE RIVALIDADES E GUERRAS.
POR ISSO, O QUE ESCREVO REFLETE MUITO ESSA VISÃO QUE TENHO DE NÓS MESMOS. ATÉ PORQUE COM O NOTICIÁRIO IMEDIATO QUE VIVEMOS, NÃO HÁ MUITA CHANCE DE PENSAR DIFERENTE.
E, NO ENTANTO, APESAR DE EXTERIORIZAR UMA TRISTEZA, (TALVEZ MAIS UMA SAUDADE DA FACILIDADE QUE TINHA EM SER ALEGRE), BEM NO ÍNTIMO, TENHO UM OTIMISMO OCULTO, QUIÇÁ UTÓPICO, QUE NÃO PERMITE ESMORECER. ACREDITO QUE TODAS AS PESSOAS TENHAM UMA ESPERANÇA, NÃO SEI EM QUE, QUE NOS LEVA ADIANTE.
MAS, POUCO FAZEMOS PARA MELHORAR OS DEFEITOS. 
ENFIM,  SE FOI A NATUREZA OU UMA DIVINDADE QUE NOS CRIOU,  SEJA QUAL FOR, NOS FEZ MUITO MAL FEITOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário